Ressucitando um router Lynksys WRT54G

Olá!

A bola da vez é um Router Lynksys WRT54G V2 que ganhei do meu amigo Marcelo Genaro. 

Ele estava fazendo um barulho estranho parecia um assovio baixinho, aquecendo demasiadamente e travando (provavelmente por super aquecimento). De cara ví que o conector do brick 12V estava maus então soldei um rabicho temporario e já incluí um novo conector na lista de peças à serem trocadas. Ao abrir o danado, observei dois capacitores que estavam meio estufados e com o router ligado, ví que o ruído vinha das bobinas de filtragem da linha de alimentação da placa.

Analisando um pouco o circuito da entrada de energia, encontrei o CI AC1501-3 que é uma fonte chaveada de 1A. Este danado estava esquentando muito então para poder fazer as medições, eu instalei um dissipador de calor com fita térmica dupla face.

Abaixo do dissipador está o chip da fonte chaveada. A foto nao ajuda, mas os capacitores estao meio estufados. O ruido vinha daquelas bobininhas proximo do conector da fonte.

Continuando com a inspeção visual, nao encontrei mais nada suspeito. Entao era hora da investigação das causas do aquecimento de do barulho. Em conversa com os amigos do Garoa Hacker Clube, descobrí um artigo interessante sobre capacitores eletroliticos, especialmente esta parte: “Capacitors can lose capacitance as they age and lose electrolyte, particularly at high temperatures. A common failure mode which causes difficult-to-find circuit malfunction is progressively increasing ESR without change of capacitance, again particularly at high temperature. Large ripple currents flowing through the ESR generate harmful heat.”

Em resumo, oque está escrito alí diz que na medida que os capacitores envelhecem eles tendem a perder eletrólito, especialmente sob altas temperaturas. E que uma falha comum e meio foda de detectar nestes capacitores é o aumento da ESR (resistencia equivalente em série) sem mudança (ou uma mudança muito pequena) na capacitância, também sob altas temperaturas. Grandes ripples de corrente (ainda mais se tratando de fonte chaveada) atravessando esta ESR alta geram calor indesejável.

Sendo assim, resolvi trocar os capacitores de 220uF 25V por uns mais novos. 

 Aqui os capacitores já trocados.

Após a troca dos capacitores, liguei tudo e observei uma redução drástica do aquecimento, porém o ruído do filtro ainda estava lá. Com o oscliloscópio ví que se tratava de um ruido com frequencia muito proxima de 60HZ sendo assim, algo estava errado com o brick e após conectar outra fonte, o barulho sumiu! Vitória!! 

Após isto coloquei um xbee na porta Serial 0 (esse modelo tem duas Seriais internas LVTTL) e instalei o firmware do OpenWRT 🙂 e ganhei mais um router Linux Enabled para brincar.

O danado funcionando. Basta esperar chegar o conector definitivo e vai estar zerado! O dissipador do processador eu retirei mas decidi deixar o da fonte para que ela nao se estrague caso o defeito volte a acontecer.

Nas minhas pesquisas, o problema do super aquecimento deste modelo é bem comum. Ten gente que acaba metendo um cooler no processador ou uma ventoinha adaptada no case do router. Talvez valha à pena ver se os capacitores estao legais 😉

até a próxima!